Buscar

A Linguagem Global: A importância de ensinar o Inglês no Exterior

O Inglês é a língua que se torna cada vez mais global, sendo difícil encontrar um país onde não se comunique de forma secundária com a mesma. Com isso, cresce a procura pela aprendizagem de uma língua que se pode tornar fundamental, mesmo no dia a dia, não só no Brasil, como nos quatro cantos do mundo.

O Inglês é procurado de forma generalizada

Durante vários anos era percebido que não era em qualquer local que existia a facilidade de comunicar por parte dos turistas, com vários países a não se adaptarem a outras línguas. Todavia, os tempos foram mudando e criou-se o modernismo de adaptação, onde se foi incutindo a necessidade de existir mais do que uma língua.

Desde cedo que o inglês foi a língua escolhida nas escolas para ser ensinada de forma secundária, em prol de dar aos jovens a facilidade de não só aprenderem mais linguagens, como estarem preparados para o futuro.

Afinal, ter o conhecimento de mais línguas pode não ser fundamental apenas para conversar, mas sim para abrir as oportunidades de trabalho. A título de exemplo, é possível encontrar num passado próximo a procura de empresas, como a Google, por trabalhadores que falassem português e inglês de forma fluente. Isto fez com que mais pessoas procurassem explorar outras necessidades, para salvaguardar o futuro.

Os tempos modernos obrigam à adaptação

Será muito difícil, nos dias de hoje, encontrar um país para fazer turismo que não existam residentes que falem fluentemente a língua inglesa. Na verdade, a China sempre foi uma país que se falava inglês, mas que não era equacionado de forma profissional, mas sim apenas para necessidade.

De acordo com a tefl org, a China tem mais de 1,4 biliões de habitantes, sendo um país com muita procura e oferta pela língua inglesa. Afinal, é um país que começa a ensinar esta língua desde tenra idade, com as escolas a ensinar o inglês desde os 9 anos. Além de ser uma excelente oportunidade para ensinar e explorar o mercado de trabalho, entende-se o motivo do inglês ser importante.

Demanda pelo inglês a nível mundial

Não há dúvidas que a língua mais falada do mundo é o inglês. Mesmo não sendo de forma nativa, a verdade é que a língua inglesa é uma língua global e que será sempre a primeira procurada quando não estamos no nosso país de residência, não só por se aprender na escola, mas também porque é aquela que há mais facilidade de interpretação.

Sendo uma língua que não é de difícil aprendizagem, como a língua portuguesa, repleta de verbos e palavras mais complicadas, torna-se natural que seja a mais procurada.

Contudo, olhando para o mercado de trabalho internacional e para a era digital, é necessário a adaptação a uma linguagem tão falada, pois tudo surge ao mundo com o inglês. Como vemos, ao adquirir bens através da internet, a maioria das recomendações e manuais vêm com inglês e português, por algum motivo será.

Olhando pelo lado profissional e vendo a era digital e o teletrabalho a crescer de forma tão rápida, percebemos a procura pela aprendizagem de uma língua com tanta oferta a esse nível.

Aprender e ensinar nos quatro cantos do mundo

Como citado anteriormente, percebe-se o motivo da procura por compreender e ser fluente em inglês, pois a nível profissional pode ser uma excelente saída, não só para quem quer aprender, como para quem quer ensinar, existindo oportunidades para os dois lados, das quatro partes do mundo.

A verdade é que as entidades que procuram trabalhadores em inglês fluente, fora do Brasil, conseguem oferecer propostas muito interessantes e muitas vezes com um trabalho remoto, não existindo a necessidade de sair do país.

Para quem procura ensinar, o contexto mantém-se. É possível ensinar a língua inglesa à distância, ainda que a mudança para outros países possa gerar salários mais atrativos. Falado anteriormente na China, como um exemplo, as propostas podem ultrapassar os 11 mil reais por mês, dando assim motivo para a tamanha procura.

A realidade de um mundo evolutivo

Se durante anos foi possível ver a negatividade na mudança do mundo, nos dias de hoje acontece o inverso. Todas as pessoas são indiretamente obrigadas à mudança, em prol de evoluir todo o mundo, algo que você já deve ter notado.

As famílias são compostas por pessoas de todas as idades e os mais jovens conseguem estar à frente em tudo, principalmente na tecnologia, porque assim se sentem obrigados a evoluir. A língua inglesa tornou-se uma língua global exatamente por esta constante evolução, onde o mundo se torna moderno aos olhos dos habitantes.

Por isso, nada se torna menos relevante quando se fala em línguas, sejam elas nativas ou não e, olhando para um país como o Brasil, extremamente avançado e que consegue, em muito, ser superior aos Estados Unidos, percebe-se a necessidade de adaptação constante.

O que separa duas línguas da realidade

Olhando para o mapa do mundo, o Brasil faz parte do Sul da América, onde surgem negócios constantes entre Brasil e América, pela facilidade de exportação e adaptação dos negócios que são separados unicamente pelo oceano.

Será difícil saber o que seria destes dois países se não existisse uma conexão linguista, onde a boa relação nas exportações criam negócios e poder de lado a lado. É possível ver muitos portugueses a emigrar para os Estados Unidos, levando com eles um porte mínimo de inglês, abrindo algumas portas.

Contudo, existem outros tantos portugueses que arriscam na mudança sem ter com eles a aprendizagem do inglês, por falta de encontrar a melhor aprendizagem. Percebe-se assim que a mudança e adaptação ao conhecimento de duas línguas pode não só ser bom profissionalmente, como oferecer uma motivação extra para aprender.

Brasil com inglês a evoluir

Infelizmente é sabido que o planejamento nas escolas do Brasil estão longe de conseguir o ensinamento aos alunos da melhor forma, mas acredita-se que num futuro próximo possam existir mudanças, dando assim mais formação aos alunos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.