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Saiba como otimizar os processos de uma agência de marketing digital

Automação, colaboração entre equipes e profissionalização de mecanismos internos são caminhos a serem tomados.

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Imagem: DCStudio no Freepik

Otimizar os processos de marketing digital é uma alternativa para que as agências possam alcançar melhores resultados. Diferentes estudos mostram que as empresas estão cada vez mais atentas sobre as vantagens que a incorporação da tecnologia pode trazer para o dia a dia. No entanto, podem surgir dúvidas sobre como começar este trabalho e quais ferramentas devem ser utilizadas.

De acordo com informações da HubSpot, o grande volume de trabalho é comum nas agências das áreas de comunicação, publicidade e marketing digital. Neste cenário, a automação de processos pode ser um diferencial competitivo, uma vez que reduz o tempo para a realização de parte das atividades e, assim, permite que a equipe possa dedicar-se aos processos mais complexos.

Como a demanda por resultados é alta, os profissionais de marketing devem equilibrar o gerenciamento de campanhas, a criação de conteúdo de qualidade e a análise de dados. Nesse contexto, o uso de algumas ferramentas específicas pode facilitar o dia a dia de trabalho. Um exemplo é o dashboard de mídias sociais, solução usada para acompanhar o desempenho das estratégias de uma empresa nas redes sociais, em tempo real.

Embora seja fundamental para elaborar um relatório de marketing digital completo, a análise de dados é uma tarefa complexa, que demanda tempo da equipe. Por isso, otimizar o processo não é apenas uma busca por eficiência, mas também uma resposta direta às dores e aos desafios enfrentados no dia a dia de uma agência.

Melhorias internas ajudam a se destacar no mercado

A otimização dos processos de marketing digital facilita a organização interna das agências e, também, permite que ela se destaque no mercado, conforme analisa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com a expansão vivida pelo setor nos últimos anos, decorrente do crescente processo de digitalização de produtos e serviços, a concorrência aumentou e, por isso, é preciso encontrar alternativas para se sobressair frente ao mercado.

De acordo com o Sebrae, a valorização do cliente, o bom relacionamento e as entregas de qualidade são os pilares para qualquer agência, independente do porte ou localização onde atua. Para isso, recomenda a profissionalização dos processos.

Na prática, a recomendação é priorizar as ações que demonstrem valor ao cliente, estabelecendo expectativas realistas quanto aos resultados. Também é importante construir uma relação de proximidade. Segundo o Sebrae, essa aproximação ajuda a reduzir o custo de aquisição e a promover a fidelização, gerando indicações.

Para a realização das entregas de qualidade, também é mencionada a importância das etapas de estratégia e planejamento. Nesse caso, o foco deve estar na definição do posicionamento de marca e no aumento de receita a longo prazo, sempre embasados em dados concretos e alinhados às expectativas dos consumidores.

Ainda de acordo com o Sebrae, a equipe deve estar alinhada, pois toda a dinâmica requer qualidade desde o primeiro contato e a apresentação de resultados tangíveis por meio de relatórios. Além disso, a integração de serviços é um desafio a ser superado, evitando a fragmentação e garantindo clareza nos resultados apresentados aos clientes.

Tecnologia como suporte à profissionalização

A tecnologia pode ser uma aliada para a profissionalização não só das agências, mas de diferentes organizações. Atentas a isso, cada vez mais empresas estão incorporando soluções e ferramentas para a otimização de processos internos.

Segundo o estudo Digibee 2023 State of Enterprise Integration Report, realizado pela plataforma de mesmo nome, 71% das empresas pretendem implementar novas tecnologias até o final de 2023. O levantamento ouviu mais de mil responsáveis pela área de tecnologia, líderes de inovações e desenvolvedores de cerca de 500 organizações localizadas em países do continente americano, incluindo Estados Unidos e Canadá.

A pesquisa apontou, ainda, que para 30% dos participantes, a mudança para a nuvem e a transformação digital são metas centrais de integração para as companhias. Em segundo lugar, aparece o objetivo de melhorar o time do market e, na sequência, capacitar para Inteligência Artificial e automação.

Uma parte importante dessa transformação busca integrar elementos digitais de um negócio, como hardware, software, análise de dados e computação em nuvem para operar de forma autônoma. O intuito dessa construção é permitir a colaboração entre equipes técnicas e de negócios para tomar decisões mais informadas.

Numa agência de marketing digital, um exemplo disso envolve a gestão de e-mails e fluxos de nutrição de leads. Quando um visitante do site se inscreve para receber um e-book, a automação pode enviar uma série de mensagens que fornecem informações relevantes sobre o conteúdo.

Conforme o potencial consumidor interage com esses materiais, automaticamente é segmentado com base em seu nível de engajamento. A partir daí, é direcionado para campanhas específicas ou para o time de vendas quando estiver pronto para a conversão.

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