Publicado em 29/04/2020 às 09:49, Atualizado em 29/04/2020 às 13:56

Acidente de trabalho - Após esperar cinco anos, morador de Nova Andradina consegue cirurgia do tornozelo

Decisão judicial garantiu a Gilberto Pereira o direito de passar pelo procedimento para correção de grave problema

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Cirurgia deve corrigir grave problema no tornozelo direito de Gilberto - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo/ Nova News

Após uma espera de cerca de cinco anos, o morador de Nova Andradina, Gilberto Pereira, de 43 anos, conseguiu, por meio de uma decisão judicial, o direito de passar por uma cirurgia em seu tornozelo direito para correção de um grave problema causado por um acidente de trabalho.

Em 2018, o Nova News havia produzido duas reportagens sobre a situação do construtor civil que esperava desde 2015 pelo procedimento ao qual ele não tinha de condições de fazer pela rede particular devido ao alto custo. Na época, após a realização de orçamentos, Gilberto disse que o preço da cirurgia variava entre R$ 86 mil e R$ 159 mil.

Sobre o acidente, ele contou que no dia 01 de maio de 2015, sofreu a queda de andaime enquanto trabalhava, o que resultou em uma fratura exposta no tornozelo direito, sendo submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba.

O construtor conta que, naquela época o procedimento foi realizado com sucesso, sendo que, alguns dias depois, o médico que atendeu o trabalhador falou da necessidade da realização de uma segunda cirurgia, nas palavras dele, para efetuar o ligamento dos tendões que teriam se rompido devido à fratura.

Gilberto Pereira conta que, após este segundo procedimento, seu pé começou a apresentar um quadro grave de infecção, com inchaço, vazamento de pus e demais complicações, além de uma dor insuportável, o que dificultava sua locomoção e o impedia de trabalhar.

O construtor conta que o médico que efetuou estes dois primeiros procedimentos deixou de prestar serviço no HR e passou a atender apenas na rede particular, não sendo possível a sequência do tratamento.

Cb image default
Trabalhador sofreu acidente em 2015 e, finalmente agora, em 2020, conseguiu direito de ser operado - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Em 2018, Gilberto disse ao Nova News que havia solicitado judicialmente que a cirurgia fosse realizada pela rede pública de saúde. Naquela ocasião, ele explicou que o Poder Público teria sido intimado a fazer o procedimento, mas que havia recorrido da decisão, não havendo previsão para uma nova posição com relação ao processo.

Esta semana, Gilberto entrou em contato com o site para informar que havia conseguido, por meio do Poder Judiciário, o direito de passar pela cirurgia, que seria realizada em Presidente Prudente (SP).

Ele viajou para cidade paulista nesta terça-feira (28), onde foi internado para os procedimentos preparatórios com relação à cirurgia. Segundo o trabalhador, ele deve permanecer hospitalizado por cerca de 10 dias.

“Se tudo correr bem, logo serei liberado para cumprir o pós-operatório em casa. Em 10 dias estarei de volta em nome de Jesus”, disse o construtor civil manifestando expectativa com relação ao procedimento cirúrgico. 

Cb image default
Foto mostra como ficou a perna do trabalhador logo após a cirurgia, antes da infecção - Imagem: Arquivo da Família