Publicado em 26/05/2020 às 08:24, Atualizado em 26/05/2020 às 12:37

Após cinco anos de espera por procedimento, morador de Nova Andradina se recupera de cirurgia em casa

Gilberto Pereira aguardava desde 2015 pela operação à qual ele não tinha de condições financeiras de fazer pela rede particular

Acácio Gomes, Redação Nova News

Depois de uma espera de cerca de cinco anos, Gilberto Pereira, de 43 anos, morador de Nova Andradina, conseguiu, por meio de uma decisão judicial, o direito de passar por uma cirurgia em seu tornozelo direito para correção de um grave problema causado por um acidente de trabalho. Ele passou pelo procedimento em Presidente Prudente (SP) e se recupera em casa.

Em 2018, o Nova News havia produzido duas reportagens sobre a situação do construtor civil que esperava desde 2015 pelo procedimento ao qual ele não tinha condições de fazer pela rede particular devido ao alto custo. Na época, após a realização de orçamentos, Gilberto disse que o preço da cirurgia variava entre R$ 86 mil e R$ 159 mil.

Cb image default
Após procedimento em Presidente Prudente, morador de Nova Andradina se recupera em casa - Imagem: Nova News

Sobre o acidente, ele contou que no dia 01 de maio de 2015, sofreu a queda de andaime enquanto trabalhava, o que resultou em uma fratura exposta no tornozelo direito, sendo submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba.

O construtor conta que, naquela época o procedimento foi realizado com sucesso, sendo que, alguns dias depois, o médico que atendeu o trabalhador falou da necessidade da realização de uma segunda cirurgia, nas palavras dele, para efetuar o ligamento dos tendões que teriam se rompido devido à fratura.

Gilberto Pereira conta que, após este segundo procedimento, seu pé começou a apresentar um quadro grave de infecção, com inchaço, vazamento de pus e demais complicações, além de uma dor insuportável, o que dificultava sua locomoção e o impedia de trabalhar.

O construtor conta que o médico que efetuou estes dois primeiros procedimentos deixou de prestar serviço no HR e passou a atender apenas na rede particular, não sendo possível a sequência do tratamento.

Cb image default
Foto mostra deformidade no pé direito de Gilberto antes da cirurgia realizada em Presidente Prudente (SP) - Imagem: Acácio Gomes / Redação Nova News

Em 2018, Gilberto disse ao Nova News que havia solicitado judicialmente que a cirurgia fosse realizada pela rede pública de saúde. Naquela ocasião, ele explicou que o Poder Público teria sido intimado a fazer o procedimento, mas que havia recorrido da decisão, não havendo previsão para uma nova posição com relação ao processo.

Em abril deste ano, Gilberto conseguiu, por meio do Poder Judiciário, o direito de passar pela cirurgia, que foi realizada em Presidente Prudente (SP). Ele viajou para cidade paulista no dia 28/04, onde foi internado para os procedimentos preparatórios com relação à operação.

Devido aos perigos em plena época de pandemia de covid-19, o morador de Nova Andradina ficou apenas cinco dias hospitalizado, tempo suficiente para a realização do procedimento.

Gilberto explicou que a cirurgia correu bem, sendo realizada com sucesso, no entanto, devido à demora para a realização do procedimento que deveria ter sido feito há anos, ele acabou perdendo o movimento do pé direito.

“A equipe médica realizou a limpeza do local, fez enxerto de uma parte do osso e travou a região com parafusos de titânio. Estou sem infecção e, após a recuperação, poderei calçar sapatos e tocar a vida normalmente, apesar de ter que me adaptar a certa limitação ao caminhar”, pontuou.

No dia 13 de maio, Gilberto fez o primeiro retorno à unidade hospitalar, sendo que, por meio de exame de Raio X foi constatada que a recuperação corre muito bem. “Terei apenas mais um retorno nos próximos dias e depois estarei liberado para seguir com a recuperação em casa, tomando os medicamentos e, aos poucos, ir retomando a vida”, disse.

Sem citar nomes, o morador de Nova Andradina agradeceu a todos que se comoveram com sua situação e, de forma direta ou indireta, lhe ofereceram apoio durante um dos períodos mais difíceis de sua vida. “Agradeço a Deus primeiramente e a todas as pessoas que se solidarizaram comigo. Estou muito feliz e satisfeito. Graças a Deus, tudo correu bem”, finalizou.