Buscar

Câmara solicita inclusão de pessoas com deficiência em grupos prioritários de vacinação

Cb image default
Foto: Agência 7ª Arte

Por meio de indicação conjunta, a Câmara de Nova Andradina solicitou, na terça-feira (13), a inclusão das pessoas com deficiência permanente no grupo prioritário na vacinação contra a covid-19, e também o cadastramento “on line” com a comprovação da deficiência da pessoa por laudo médico anexado ao sistema. O mesmo procedimento já foi adotado em Campo Grande.

O pedido feito à Prefeitura, é de autoria da vereadora Cida do Zé Bugre (PL) e subscrito pelos demais vereadores.

“Tenho conhecimento da situação vivida pelas pessoas com deficiência permanente em nosso município, e também, da morosidade do atendimento para vacinação contra a COVID-19, sabendo que o Poder Público Municipal tendo gestão plena, e que poderá priorizar este acolhimento”, defendeu Cida.

O documento traz como informação, que em pesquisa junto ao conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiência do estado de Mato Grosso do Sul, através da presidente, Telma Nantes de Matos, a vacinação das pessoas com deficiência em circunstâncias vulneráveis em Nova Andradina e no Estado ainda é suprimida.

“É de suma importância que pessoas com deficiência permanente em nosso município, as quais estão preocupadas com a sua saúde, especialmente neste período avassalador de pandemia, sejam vacinadas, já que pessoas com deficiência já foram infectadas pelo vírus, razão pela qual, eu, juntamente com os demais vereadores, justificamos o pedido, no sentido de solicitar a inclusão dos munícipes pertencentes ao segmento em questão, no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19, uma vez que este grupo acolhe pessoas consideradas pela legislação como vulneráveis, competindo ao Poder Público a sua proteção e segurança”, disse Cida.

A medida foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e encaminhada Prefeito Municipal como cópia ao Secretário de Saúde do município. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.