Buscar

Nova Andradina - Alunos do IFMS acumulam prêmios em competições científicas

Preparação para olimpíadas nacionais do conhecimento teve apoio institucional por meio de edital específico

Cb image default
Imagem: Divulgação

Em 2020, estudantes dos campi Aquidauana, Corumbá, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram agraciados em competições científicas nacionais.

No total, 39 alunos da instituição receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas nas olimpíadas brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA), de Informática (OBI), de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e de Robótica (OBR). Nessa última, outros quatro estudantes do IFMS ficaram nas dez primeiras posições na apresentação nacional, voltada à prática virtual.

Com as medidas de distanciamento social contra a pandemia do novo coronavírus, as provas foram realizadas de maneira virtual em 2020.

Para que os estudantes pudessem participar das competições científicas nacionais, foram disponibilizados – por meio do edital n° 073/2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) – recursos de até R$ 25 mil, voltados à preparação para as olimpíadas do conhecimento.

Cb image default

“Acreditamos que disseminar e estimular a criatividade e a cultura do empreendedorismo, da pesquisa e da inovação, através da participação das olimpíadas científicas, é um excelente meio de ampliar o conhecimento científico de nossos estudantes. Precisamos de atividades extracurriculares estimulantes e promovedora de conhecimento”, explica o diretor de Pesquisa do IFMS, Pablo Salomão.

Mudanças – Com a suspensão das atividades não presenciais no mês de março de 2020, buscando evitar a disseminação da Covid-19, as atividades preparatórias foram mantidas, mas passaram por alterações.

“Elas foram adaptadas para o sistema remoto. Professores fizeram o empréstimo de equipamentos, materiais e computadores, para que não houvesse prejuízo para os estudantes”, comenta Pablo.

A previsão é de que o edital de incentivo para as competições científicas de 2021 seja publicado em breve. “Entendemos que seja uma excelente atividade extracurricular para nossos estudantes”, destaca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.