Buscar

Nova Andradina: Moradores requerem preservação de materiais de construção resultantes da demolição da Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade

Cb image default
Última sala sendo demolida - Imagem: WhatsApp Nova News

Foi protocolado nesta quinta-feira (16), na Prefeitura Municipal de Nova Andradina, por um grupo de moradores do município, um documento solicitando que sejam preservados os materiais históricos que restaram da demolição da Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade.

Conforme apurado, na última sessão da Câmara, na terça-feira (14) a vereadora Gabriela Delgado e o vereador Deildo Piscineiro, entraram com um requerimento para saber qual seria a destinação das madeiras que restaram da demolição.

Na quarta-feira (15), pela manhã, moradores favoráveis à preservação do local, constataram que ocorreu a demolição da última das salas históricas existentes e que também havia sido levada da unidade escolar, maioria das tábuas e materiais demolidos.

Diante dos fatos, um grupo decidiu protocolar na Prefeitura Municipal de Nova Andradina, um requerimento pedindo a conservação dos materiais de construção resultantes da demolição.

Cb image default

Confira na íntegra:

Vimos por meio deste requerer a Vossa Senhoria, devido a demolição da Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade, ocorrida na primeira quinzena de fevereiro de 2023, em caráter de urgência, a conservação dos materiais de construção resultantes da demolição da referida escola histórica do município de Nova Andradina. Esses materiais de construção são: vigas, caibros, tábuas, tijolos, telhas, entre outros, que constituem a memória e o patrimônio cultural da primeira Escola pública de Nova Andradina, cuja destruição impactou a/os moradoras/es de nosso município que frequentaram a Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade. A conservação desses bens materiais é de extrema importância para a destinação em projetos de manutenção e valorização da Memória e do Patrimônio Material e Imaterial, em locais apropriados, como no Museu Municipal (ora em reforma), assim como na construção de espaços públicos tão necessários a comunidade nova-andradinense que valoriza a sua História. Nos colocamos à disposição para compor uma Comissão de Valorização da Memória da Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade. Nestes termos, pede deferimento

Entenda

Conforme noticiado, há um ano, o decreto Legislativo 741/2022, inaugurava o processo de tombamento da edificação de madeira da escola. O documento pode ser consultado no Diário Oficial do Legislativo.

Conforme o documento, a edificação seria considerada como se fosse bem tombado e a partir de então, receberia proteção provisória.

O decreto atendia um anseio anterior de moradores locais, que em agosto de 2021, haviam protocolado, junto à Prefeitura Municipal, uma solicitação para que a escola, de fato, fosse tombada como patrimônio histórico do município.

Nos últimos dias, nova-andradinenses se revoltaram ao ver a destruição do prédio histórico, que é o do antigo Grupo Escolar Joaquim de Moura Andrade, fundador do município.

Na ocasião em que foi procurada por moradores, a reportagem do Nova News entrou em contato com a assessoria de comunicação do Governo Municipal, que informou que divulgaria uma nota sobre a demolição nos próximos dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.