Buscar

Ivinhema - Placa encontrada em escombros ganha destaque em rotatória de Vila Amandina

Chapa foi restaurada por professora e reinserida na história de Ivinhema

Cb image default
Foto: Nova News

Desaparecida há décadas, a placa comemorativa à criação do Distrito de Vila Amandina, encontrada em meio a entulhos anos atrás, enfim, foi reinserida na história do município de Ivinhema com o mesmo destaque da época em que foi inaugurada.

“Ivinhema e Amandina foram construídas por várias e várias famílias e isso tem que ficar registrado na história”, resumiu o prefeito Juliano Ferro (DEM) ao comentar a recolocação da chapa em uma rotatória construída exclusivamente para a homenagem.

O desaparecimento da placa havia pautado matéria no Nova News no início do ano e, após a veiculação da reportagem, a professora de História Claudia Reberte contou detalhes do monumento, que havia sido localizado pelo pai de um dos seus alunos.

De acordo com a educadora, o artigo já havia sido exposto em um evento realizado pela escola do distrito e que teve como objetivo apresentar a cultura local e retratar a história de Vila Amandina.

A placa foi restaurada pela educadora e, depois da exposição na unidade de ensino, guardada pela professora “na esperança que algum dia pudesse ser recolocada no seu devido lugar”, o que enfim aconteceu.

“Fico feliz de saber que o prefeito teve acesso a imagem desta placa e se colocar a disposição de voltar a mesma para o lugar de onde nunca deveria ter saído, pois ela retrata um pouco da história de nosso distrito”, disse.

Ao Nova News, Cláudia contou que durante os preparativos para a exposição, isso ainda no ano de 2017, havia comentado com seus alunos sobre uma placa que existia em um obelisco localizado na região central da vila e que foi destruído há anos.

Dias depois, um de seus alunos comentou com o pai sobre o episódio da placa. Na sequencia, a educadora foi surpreendida pelo pai do estudante que a procurou dizendo que sabia da localização.

Segundo o relato do morador, há alguns anos, quando trabalhava ainda em uma usina de cana de açúcar da região, teria passado pelo local onde existia o monumento que estava sendo derrubado para a construção de uma obra de asfalto.

O morador disse que a placa estava em meio ao entulho e que a mesma seria levada para o lixo. Vendo a cena, o recolheu a chapa e a levou para casa, onde permaneceu em poder dele por anos.

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

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.