Publicado em 22/06/2020 às 10:05, Atualizado em 22/06/2020 às 14:12

Ponte do anel viário de Nova Andradina passará por perícia judicial, diz secretário

Levantamento visa apurar as causas do desmoronamento

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Ponte desmoronou em dezembro de 2019 - Imagem: José Almir Portela / Nova News

A ponte construída sobre o Córrego Umbaracá, em uma das alças do anel viário de Nova Andradina, que desmoronou durante uma forte chuva no mês de dezembro de 2019, será submetida a uma perícia judicial nos próximos dias.

O secretário municipal de Infraestrutura, Júlio Cesar Castro Marques, explicou ao site que o município solicitou a realização de uma perícia judicial na ponte para obtenção de um laudo oficial que aponte o motivo do desmoronamento da edificação.

“Por meio deste estudo realizado pela Justiça, saberemos se o problema ocorreu na elaboração do projeto, em sua execução ou se foi causado exclusivamente pela força da natureza”, explicou o secretário.

Cb image default
Alça do anel viário segue interditada por tempo indeterminado - Imagem: José Almir Portela / Nova News

Marques disse ainda que esta perícia judicial está programada para o início do próximo mês de julho. “Com o laudo em mãos, saberemos, quais próximos passos seguiremos no sentido de resolvermos o problema da interdição da alça do anel viário”, afirmou.

O secretário disse ainda que, de forma paralela a isso, o município entrou com uma ação contra a empreiteira que executou a obra, para que ela também se responsabilize e colabore com a resolução do caso.

Conforme já noticiado pelo Nova News, a alça do anel viário que liga a MS-134 (saída para Batayporã) à MS-276 (saída para Ivinhema) e MS-473 (saída para Taquarussu) está interditada desde dezembro de 2019, quando uma forte chuva agravou um processo erosivo existente no local, causando o comprometimento da estrutura da ponte sobre o Córrego Umbaracá.

Desde então, o fluxo de caminhões e carretas foi desviado para a área urbana de Nova Andradina, causando transtornos a condutores e moradores e tornando o tráfego mais perigoso em trechos da Avenidas Eurico Soares de Andrade (saída para Batayporã); Avenida Ivinhema; Rua Espírito Santo e Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade (saída para Ivinhema). 

Cb image default
Com anel viário interditado, trânsito na Avenida Ivinhema ficou bastante intenso  - Imagem: Acácio Gomes / Nova News