Buscar

PREVINA representa Mato Grosso do Sul em agenda no Ministério do Trabalho e Previdência

Cb image default
Imagem: Divulgação

O PREVINA, Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais, representou Mato Grosso do Sul em agenda realizada na última semana no Ministério do Trabalho e Previdência, em Brasília.

Na ocasião, a diretora-presidente Edna Chulli integrou comitiva da Associação Brasileira de Instituições de Previdência e Assistência Estaduais e Municipais (ABIPEM) e de mulheres representantes de regimes próprios de diversas regiões do País.

"Foi uma agenda muito positiva, ocasião em que debatemos temas que estão na pauta dos Tribunais Superiores, legislação municipal e outros que podem necessitar da adoção de medidas normativas de competência da Coordenadoria Geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência", comentou a gestora, que é membro e representante de Mato Grosso do Sul no Conselho Fiscal da ABIPEM.

Entre os assuntos abordados na reunião, Edna também citou a Portaria MTP nº 1.467/2022, que entrou em vigor no dia 2 de julho de 2022, com reflexos no equilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS e na gestão dos Regimes Próprios de Previdência, destacando a Certificação Profissional para os Gestores, Conselheiros e Membros do Comitê de Investimento.

Homenagem

Durante a reunião, os participantes celebraram a nomeação de Claudia Iten no cargo de Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Subsecretaria de Regimes Próprios.

Para Allex Rodrigues, subsecretário dos Regimes Próprios do Ministério do Trabalho e Previdência, foi uma emoção muito grande receber conjuntamente tantas mulheres guerreiras previdenciárias que vieram homenagear a Cláudia, que era da ASSIMPASC, de Santa Catarina, e trabalhava no município de Blumenau. "Nós vimos nela um grande potencial, um grande trabalho que ela fez conduzindo e auxiliando os Regimes Próprios. Ficamos muito felizes quando vemos o reconhecimento por meio de tantas colegas previdenciárias que vieram do Brasil afora, de Norte a Sul do País. Mas a interpretação maior desse encontro é a representação de uma ideia em torno de uma missão que acho que é compartilhada por todos nós aqui, que é o fortalecimento dos Regimes Próprios", afirmou.

De acordo com Lúcia Helena, assessora da Presidência da ABIPEM, o reconhecimento das mulheres à nomeação de Iten "é um movimento de desejar as boas-vindas e de dizer da importância dela assumir esse cargo, ela que vem de regime próprio municipal. Vem de um ente federativo com uma vivência, uma experiência e também de uma vivência e experiência associativa. Nós sabemos da competência técnica que a Claudinha tem, de tantas comissões que ela participou aqui junto à Secretaria de Previdência, participou da ABIPEM".

A nova Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Subsecretaria de Regimes Próprios, Secretaria de Previdência, Claudia Iten, afirmou que foi uma honra receber o convite para assumir a coordenação geral, e uma alegria muito grande poder representar o segmento RPPS e as mulheres do âmbito dos regimes próprios nesse cargo de tamanha responsabilidade. "Ao assumir, estou ciente do meu compromisso e assumi com muita responsabilidade esse cargo para continuar colaborando com o aperfeiçoamento de regimes próprios com a profissionalização dos regimes. É uma oportunidade, também, de muito aprendizado visto que a subsecretaria de regimes próprios tem uma equipe técnica muito capacitada e eu trago também a experiência da ponta, a experiência de vivência dos regimes próprios, a experiência de uma vivência associativa que engrandeceu muito, contribuiu muito com o meu aprendizado até aqui e vai continuar contribuindo porque é uma constante".

Por fim, Iten, deixou uma mensagem para as mulheres que atuam no segmento dos RPPS: "Para as mulheres dos RPPS digo que a nossa vivência tem um destaque na sensibilidade de a gente gostar do que faz, amar a forma como faz e tratar com sensibilidade as nossas atividades. Então tive muito apoio das mulheres do segmento e estou aqui também as representando e incentivando para que a gente busque o nosso espaço através do nosso constante aprendizado, da nossa melhoria como pessoa e como profissional também", encerrou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.