Buscar

Situação melhora, mas MS ainda tem 45 municípios em condições de seca extrema e grave

Cb image default
Imagem: Chico Ribeiro / Arquivo

No mês de abril as chuvas ficaram acima da média histórica nas regiões Centro, Sul e Sudeste do Estado, com acumulados entre 90 e 180 milímetros. Com isso, houve melhora nas condições nas regiões Sul e Sudeste, passando de seca grave para moderada. Os dados são do Monitor de Secas da ANA (Agência Nacional das Águas) e foram catalogados pela equipe do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

No geral, a maioria dos municípios enfrenta situação de seca extrema (17) e grave (28). Os demais (34) estão em condição de seca moderada. Nenhum se enquadra na condição de seca excepcional (a pior situação) ou sem seca. As regiões mais críticas continuam sendo Leste e Nordeste e no Pantanal.

A previsão indica manutenção do fenômeno La Niña, o que deve influenciar nas condições do tempo. Durante a atuação da La Niña tende a ocorrer uma maior frequência de massas de ar frio. Sendo assim, as chuvas devem ficar abaixo da média climatológica.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.