Buscar

Xadrez é destaque nos Jogos Abertos 2022 em Nova Andradina

Cb image default
Participação de muitos jovens chamou a atenção na competição - Imagem: João Cláudio

No dia 21 de maio, foi realizado torneio de xadrez pela Prefeitura de Nova Andradina, através da Fundação de Esporte e Lazer, o qual reuniu 18 enxadristas na modalidade masculina. A competição foi realizada no ‘sistema suíço’, no qual todos participantes disputaram cinco rodadas e o vencedor é aquele que somou mais pontos.

Com 4,5 de um total de 5 pontos, Pablo Diego sagrou-se campeão do torneio, sendo o segundo colocado Ueliton Falavino, com 4 pontos, e o terceiro colocado Fábio Maurício Selhorst, também com 4 pontos (devido ao critério de desempate que beneficiou o vencedor do confronto direto).

Entusiastas e praticantes do esporte tiveram a oportunidade de se reunirem para disputar os jogos após dois anos de pandemia, que inviabilizou as disputas devido ao risco de contaminação pelo coronavírus uma vez que as partidas são jogadas com os competidores frente à frente.

De acordo com William Moraes, diretor-presidente da Fundação de Esporte e Lazer, a prefeitura tem como meta social fomentar o xadrez no município. “Pretendemos difundir o xadrez através de torneios, incentivo ao clube local e também nas escolas municipais, pois as vantagens de se jogar xadrez regularmente são diversas”, observa o dirigente.

Imagens: João Cláudio

O xadrez é um esporte considerado de nível complexo cujos benefícios para a cognição já foram comprovados por diversos estudos, pois desenvolve atividades como memória, concentração, planejamento e tomada de decisões. Além disso, pesquisas tem constatado também que a prática de xadrez ao longo da vida ajuda a prevenir a doença de Alzheimer, entre outras doenças.

Outro fato que chamou a atenção na competição em Nova Andradina foi a participação de muitos jovens, que, apesar de terem aprendido a jogar xadrez há poucos anos, tem demonstrado muito interesse pelo jogo de tabuleiro. Também foi destaque no torneio a competição feminina, cuja classificação das primeiras colocadas foi a seguinte: Campeã - Larissa Redigolo; Vice Campeã – Kezia Lopes de Moura e terceira colocada – Antonia Alda de Moraes.

Em Nova Andradina, o Clube de Xadrez Vale do Ivinhema, cujo responsável é o Marco Aurélio, pretende retomar as atividades junto à comunidade neste ano. “Nosso clube é uma escola onde iremos ensinar crianças, adolescentes e adultos que queiram aprender e praticar xadrez. Estamos procurando um local adequado e, em breve período, as aulas serão iniciadas”, explica.

Em entrevista após a competição em que se sagrou campeão, Pablo Diego pontuou que “praticar esporte, seja ele qual for, trará benefícios que resultarão em melhora da qualidade de vida. E o xadrez ainda tem a vantagem de ser um jogo democrático, acessível a todos e excelente para o intelecto humano”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.