Buscar

Nova Andradina, Batayporã, Ivinhema, Bataguassu e Anaurilândia estão na mira da fiscalização contra o tráfico de papagaios

PMA iniciou nesta quarta-feira (10) a Operação Bocaiúva

Cb image default
Imagem: Arquivo / Divulgação / PMA

Com o início da reprodução do papagaio neste mês de agosto, a Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagrou, nesta quarta-feira (10), Operação Bocaiúva, que visa combater o tráfico destes animais.

A ação ocorre em todo o MS, porém, com foco principal na região considerada como crítica, da qual fazem parte os municípios de Nova Andradina, Batayporã, Ivinhema, Bataguassu, Anaurilândia, Novo Horizonte do Sul, entre outros, como Jateí, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Brasilândia, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

A Operação Bocaiúva envolve policiais no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos. As equipes são distribuídas em propriedades rurais e na realização de bloqueios, principalmente nos acessos ao estado de São Paulo.

Cb image default
Imagem: Arquivo / Divulgação / PMA

Como o que interessa ao comprador na espécie é a capacidade que ela tem de aprender a imitar a voz humana, a retirada só é realizada enquanto os exemplares são ainda filhotes.

Por esse motivo, o período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres no Estado de Mato Grosso do Sul, pois é o período reprodutivo dos papagaios, que é o animal mais traficado no Estado.

Na região do Vale do Ivinhema, denúncias podem ser repassadas à Polícia Militar Ambiental de Batayporã pelo telefone (67) 3443-1095.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.