Buscar

Tráfico de papagaios: Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia e outros municípios estão na mira da PMA

Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

Municípios como Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, entre outros, estão na mira da Polícia Militar Ambiental (PMA) com relação ao combate ao tráfico de papagaios, sendo que, desde o dia 13/08, quando teve início a Operação Bocaiúva, várias ações já foram desenvolvidas.

Uma dessas ações ocorreu desde sexta-feira (27), até esta segunda (30), quando a PMA do Grupamento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) e de Dourados, conferiram e mantiveram a proteção de vários ninhos de papagaios, inclusive, alguns feitos de caixas de madeira por pesquisadores, na região do Parque e do entorno. Durante o patrulhamento foram abordados na região 28 veículos e 52 pessoas fiscalizadas.

Com o início da reprodução do papagaio e demais psitacídeos, como araras, periquitos, maritacas e maracanãs, que vai de agosto a dezembro, a PMA deflagrou, como já informado, a Operação Bocaiúva. Os trabalhos visam evitar a retirada dos filhotes dos ninhos.

Região crítica

Os trabalhos também envolvem policiais do setor de inteligência, monitorando os traficantes que cometeram o crime em anos anteriores na região do tráfico de papagaios que é basicamente composta pelos municípios próximos às divisas com os estados de São Paulo e Paraná, como Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas, Brasilândia, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

Atividade criminosa

O tráfico de animais silvestres é considerada a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o de armas, porém, em Mato Grosso do Sul, o problema se resume quase que especificamente ao papagaio. Como o que interessa ao comprador na espécie é a capacidade que ela tem de aprender a imitar a voz humana, a retirada só é realizada enquanto filhote.

Por esse motivo, o período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres no Estado. Por isso, neste período, operações preventivas nas propriedades rurais para prevenir a retirada dos animais e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes, para a retirada dos filhotes são fundamentais.

Bloqueios

Segundo a PMA, também é importante a realização de bloqueios nas saídas do estado, pois evitam que criminosos de fora sintam-se tentados a praticar o crime. Todas as subunidades da região estão trabalhando de forma coordenada. (As informações são da PMA).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.