Publicado em 15/04/2020 às 16:00, Atualizado em 15/04/2020 às 20:15

Em meio à pandemia, Câmara contrata empresa para fazer fotos aéreas de Nova Andradina

Portal da Transparência não possui nenhum processo aberto para aquisição de produtos recomendados pelos órgãos de saúde visando proteger os servidores

José Almir Portela, Redação Nova News
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Imagem: Arquivo/Nova News

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina contratou uma empresa para fazer fotos aéreas do município.

O serviço, orçado em R$ 6 mil e contratado através de dispensa de licitação, também inclui a confecção de dois quadros montados/moldurados, medindo 100 cm x 250 cm.

O documento é assinado pelo presidente da Câmara, vereador Amarelinho (MDB), e traz como amparo a Lei 8.666/93, que define normas em licitações e contratos da Administração Pública.

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De acordo com o Portal da Transparência da Casa, essa foi a quinta licitação promovida pelo legislativo nova-andradinense em 2020.

As outras tinham como objeto, a locação de imóvel no distrito Nova Casa Verde; a contratação de serviço de monitoramento, vigilância e segurança; aquisição de água mineral, copos descartáveis e gás de cozinha; e aquisição de scanner e forno micro-ondas.

Desde que a pandemia foi declarada pela Organização Mundial de Saúde e o município passou a editar decretos de enfrentamento ao Covid-19, segundo o Portal da Transparência, não foi lançado pela Câmara nenhum processo para a aquisição de máscaras, álcool em gel e/ou outros produtos recomendados pelos órgãos de saúde, visando a proteção dos servidores.

As medidas de prevenção anunciadas até o momento se resumem à mudança no horário das sessões, o cancelamento de eventos e ao acesso restrito da população que precise buscar atendimento na Casa de Leis.

A contratação da empresa que será responsável pelas fotos aéreas de Nova Andradina foi oficializada no dia 1º de abril, quase sessenta dias depois de mais um forro do prédio ceder e cair. 

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Na manhã desta quarta-feira (15),  o Nova News esteve no local e confirmou que parte do forro continua danificado - Foto: Nova News

No dia 5 de fevereiro, parte do forro de gesso do hall de entrada, próximo ao banheiro feminino, desabou com a chuva. Meses antes, em outubro, foi a vez do forro de PVC da sala de um dos funcionários desabar.

Além de colocar a segurança dos servidores e munícipes em risco, a falta de estrutura já prejudicou móveis, computadores e documentos, todos atingidos pela chuva.

Na época, ao Nova News, o presidente Amarelinho retomou a mesma narrativa de seus antecessores: "que o problema com relação às calhas não é de agora". "A licitação que fizemos é para a substituição das calhas, aumento das saídas de água e troca dos canos, o que deverá resolver o problema”, disse em outubro.

Ainda na ocasião, o parlamentar garantiu que uma licitação seria realizada para que a situação fosse sanada. “Nossa previsão é que até o fim de novembro esta situação esteja resolvida”, prometeu o vereador em outubro do ano passado.