Buscar

Você conhece o AGIR? Partido tem comissão em MS e Nova Andradina; confira

Fusões e a possibilidade de novos nomes aumentaram a “salada de letrinhas” no caldeirão da política brasileira

Cb image default
Imagem: Arquivo Nova News

A criação, fusão e a possibilidade dos partidos políticos não começarem mais com a letra “P” deram nova cara à política brasileira. O DEM, por exemplo, nasceu do PFL, que, antes, se chamava ARENA. Agora, depois da fusão com o PSL, passou a se chamar União Brasil.

Entre as alterações mais recentes está a mudança de nome do agora antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), que desde março passou a se chamar AGIR. Você sabia da mudança? E, além disso, sabia que a legenda possui comissão em Mato Grosso do Sul e em Nova Andradina?

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o AGIR é presidido, na Cidade Sorriso, por José Luiz Catarino Rocha, tendo Ricardo Coimbra da Silva como 1º vice-presidente, Rafael de Souza Santos como 2º vice-presidente e Fernanda Matias de Mendonça como 1ª secretária.

A diretorial local, cujo período de mandato é indeterminado, segundo o TRE, conta ainda com Hernandes Dias Maximiano como 2º secretário, Luiz Alberto Garcia Lopes como secretário, Cesar Augusto Nogueira Yano como tesoureiro e Ana Maria Calefe como suplente.

No Estado, o AGIR é presidido por Jeferson José Bezerra, tendo Ramon Welington Gusmao como vice, Daniel Rodrigues Junior como tesoureiro, Geovando Braga Lopes como secretário, Neide Souza Mariano como secretária e Adriano do Nascimento Bezerra como suplente.

Atualmente, o Brasil possui 32 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Destes, os mais antigos são o MDB, PTB e PDT, cujos deferimentos ocorreram em 1981. O PT vem na sequencia, com deferimento em 1982.

Em 1988 foram deferidos os registros do PCdoB e PSB; PSDB em 1989; PTC (AGIR), PSC e PMN em 1990; Cidadania (ex-PPS), em 1992; PV em 1993; AVANTE em 1994 (ex-PTB); PP e PSTU em 1995; PCB em 1996; e PRTB, DC, PCO e PODE em 1997.

A partir dos anos 2000 surgiram o PSOL e Republicanos em 2005; PL em 2006; PSD em 2011; PATRIOTA em 2012; PROS e SD em 2013; Novo, Rede e PMB em 2015; UP em 2019; e União em 2022.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.