Buscar

Documentários esportivos furam a bolha e conquistam o público geral

Cb image default
Photo by Unsplash

Todo mundo já ouviu a expressão “nunca é só um esporte”, mas pode ser difícil para quem não segue uma determinada modalidade entender o quanto isso é verdadeiro sem torcer.

Felizmente a natureza ultracompetitiva de muitas estrelas leva a rivalidades intensas, fracassos dolorosos e até mesmo arcos de redenção inspiradores que fazem com que não faltem boas histórias nos esportes e, é claro, bons documentários para contá-las.

Nesse sentido, diversos documentários esportivos têm furado a bolha dos fãs e conquistado o público e aqui será possível conhecer alguns dos mais incríveis e interessantes que surgiram ao longo dos últimos anos.

Documentário sobre o basquete de Michael Jordan é um fenômeno ímpar

É simplesmente impossível falar sobre documentários esportivos sem mencionar o clássico moderno “The Last Dance”, da Netflix. Nenhuma outra obra do gênero teve um impacto tão imediato na cultura popular quanto essa história que conta sobre a evolução da lenda do basquete Michael Jordan e a inegável dinastia do Chicago Bulls dos anos 90.

A obra, que foi vencedora do Emmy, possui cenas inéditas dos bastidores da temporada 1997-98 dos Bulls, ano em que a equipe conquistou o sexto título da National Basketball Association (NBA) em 8 anos e último de Jordan no time, juntamente com entrevistas modernas com o atleta, considerado o melhor da história, e seus contemporâneos.

A produção está dividida em diversos episódios repletos de momentos memoráveis que vão de memes famosos na cultura da internet até vitórias dramáticas nos playoffs e velhas rivalidades acaloradas que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar.

Documentários sobre o futebol de Pelé também é incrível

O documentário sobre uma das grandes lendas do futebol não poderia ficar distante do sobre uma das grandes lendas do basquete, de modo que “Pelé”, também disponível na Netflix, é outra obra incrível capaz de agradar até mesmo aqueles que nunca assistiram uma partida de futebol.

Dirigido de forma magistral por Ben Nicholas e David Tryhorn, ele oferece uma das visões mais autorais e interessantes sobre uma das figuras mais famosas da história do esporte.

Isso inclui retratar toda a sua carreira desde o início e mostra o que fez com que um dos maiores jogadores de futebol da história conquistasse todos os prêmios possíveis e imagináveis, que vão desde seu papel decisivo para o tricampeonato brasileiro da Copa do Mundo até sua escolha como o Atleta do Século do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Vale mencionar que a produção também mostra uma faceta pouca conhecida desse herói nacional, que inclui sua participação na cultura brasileira nos anos 80 e até mesmo sua curta carreira como ator ao lado de estrelas como Michael Caine e Sylvester Stallone.

Cb image default
Photo by Pexels

Poker e Fórmula 1 também estão muito bem contemplados

Outra opção disponível atualmente que conquistou o público é “All In: The Poker Movie”. Considerado um dos melhores programas sobre esse esporte na Netflix, o longa conta a ascensão meteórica do poker online no início da década passada e apresenta o público para algumas das maiores lendas da modalidade.

Com direção do excelente Douglas Tirola, o documentário mostra diversas cenas dos bastidores da modalidade, tanto em sua versão ao vivo quanto online, com direito a inúmeras entrevistas com diversos dos maiores competidores do esporte das cartas como Scotty Nguyen, Phil Hellmuth e o lendário Chris Moneymaker.

A história do jogo e seu crescimento chama atenção por qualquer ângulo que se observe e ajuda até mesmo a entender como ele passou de apenas algumas centenas de competidores na virada do milênio para mais de 100 milhões de entusiastas nos últimos anos.

Agora, “F1: Dirigir para Viver” é capaz de acelerar o coração de qualquer espectador, seja ele um grande fã de Fórmula 1 (F1) ou alguém que só soube da existência da modalidade por anúncios da televisão.

Até o momento já estão disponíveis quatro temporadas da série de documentários, com cada uma delas cobrindo, respectivamente, as temporadas de 2018 a 2021, e a obra é uma das melhores formas de se inteirar sobre como o esporte tem sido disputado na era moderna, o que inclui o desempenho de pilotos como o já lendário Lewis Hamilton e seus maiores rivais.

Outros esportes também contam com bons documentários

Além das obras mencionadas acima, muitas outras, como a série “Fearless”, da Netflix, que fala sobre campeões de rodeios, também têm feito sucesso além dos fãs dessas modalidades.

Sendo assim, basta procurar pela seção “documentários” no streaming favorito para encontrar outras obras incríveis sobre temas que vão de atletismo a natação e luta greco-romana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.