Publicado em 18/02/2020 às 08:09, Atualizado em 18/02/2020 às 12:12

Com previsão de gerar até 200 empregos, começam obras para construção de fecularia em Anaurilândia

Serão cerca de 30 mil metros quadrados de serviços de terraplanagem para implantação da indústria

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Máquinas trabalham na raspagem do local onde serão iniciados os serviços de terraplanagem na próxima semana - Imagem: Nova News

Tiveram início na última semana os serviços de limpeza e terraplanagem no local onde será construída a Indústria Anaurilândia Amidos LTDA, empresa que atuará na fabricação de amidos de mandioca, com previsão de gerar aproximadamente 200 empregos no município nos próximos anos.

De acordo com os responsáveis pela obra, os trabalhos de limpeza do local devem ser concluídos nos próximos dias, e, em seguida, as máquinas já iniciam os serviços de terraplanagem onde será construída a área da indústria. Está sendo feita a raspagem de uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, à margem MS-276, próximo à unidade da Copasul.

No final da tarde desta segunda (17), Elizeu Gonçalves Muchon, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico o presidente da Câmara de Municipal Jorge Soares, o Jorjão, acompanharam o empresário Elton Capuci e o engenheiro responsável pelo projeto de construção da indústria, que visitaram a obra e acompanharam o início dos trabalhos.

Segundo Muchon, a chegada da indústria faz parte da política de incentivo às pequenas e médias empresas que tenham interesse em gerar emprego e renda no município de Anaurilândia. Ele explica que os incentivos oferecidos pelo municípios passam por um rigoroso processo de avaliação que envolve, além do Poder Publico, em parceira com a Câmara Municipal, uma aprovação final por parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Cb image default
Secretário, presidente da Câmara e responsável pela a indústria, acompanharam o inícios dos trabalhos - Imagem: Nova News

O secretário diz que a expectativa é que o início de operação da fábrica ocorra ainda durante este ano. Segundo o gestor, os recursos para levantar todo o projeto estão garantidos e já foram apresentados pelos empresários durante consulta junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

“Para chegarmos a este objetivo de gerar emprego e renda é uma via de duas mãos. Primeiro, os incentivos por parte do Poder Público, e, segundo, as garantias vindas da parte dos empresários”, explicou.

A empresa deve gerar para o município cerca de 40 empregos diretos, já no início dos trabalhos de instalação, sendo que, a previsão futura é de cerca de 200 postos indiretos de trabalho.

Conforme o projeto, assim que concluídas as obras de instalação, a indústria deve começar os trabalhos processando 200 toneladas de mandioca por dia, produção que deverá ser ampliada para até 400 toneladas por dia.

O investimento total no município é de cerca de R$ 12 milhões, sendo que, a empresa entra com montante de cerca de R$ 10 milhões e o restante deverá ser viabilizado por meio de parceria com a Prefeitura Municipal.