Publicado em 09/04/2020 às 09:11, Atualizado em 09/04/2020 às 13:19

Com sentimento de gratidão, coronel Macedo deixa o comando do 8º Batalhão de Nova Andradina

Em entrevista, o militar agradeceu pelo tempo em que esteve à frente da unidade

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Coronel Macedo, a partir de agora, irá atuar na Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - Imagem: Márcio Rogério / Nova News

Em entrevista coletiva realizada na sede do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), em Nova Andradina, nesta quarta-feira (08), o coronel André Macedo encerrou oficialmente suas atividades à frente da unidade, a qual comandou desde fevereiro de 2019.

Coronel Macedo, a partir de agora, irá atuar na Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Quanto ao 8º BPM, ele passa a ser comandado pelo tenente coronel José Roberto de Souza que, até então, desempenhava a função de subdiretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Durante a entrevista, que contou com poucas pessoas, evitando-se aglomerações, conforme as recomendações para se reduzir o risco de contágio de Covid-19, Macedo agradeceu aos órgãos de imprensa e destacou a importância da parceria, além de falar sobre os trabalhos que foram realizados durante o período em que esteve à frente do 8º BPM, entre eles a ronda escolar, que é uma referência no Estado.

Ele elogiou a atuação de todo o efetivo, enalteceu as ações da Força Tática, reforçou a importância da aproximação da Rádio Patrulha com a sociedade e avaliou como positivo o aumento na qualidade operacional, tendo como principal ferramenta a tecnologia.

Outro ponto destacado por Macedo foi a atuação do capitão Vieira, que havia sido transferido para outra unidade e foi trazido de volta ao 8º BPM, onde assumiu como subcomandante.

Ao falar sobre o batalhão, o coronel não apontou deficiências, mas disse que seria bom contar com efetivo maior, o que deve ocorrer após a formação de novos soldados, que foi interrompida devido à pandemia de Covid-19.

Macedo destacou a coragem e a bravura dos policiais que, mesmo diante da situação atual, com riscos de contágio pelo novo coronavírus, servem a sociedade e cumprem seu juramento, embora coloquem em risco suas vidas e as vidas de suas famílias.

Em suas palavras, sobre o período em que comandou o 8º BPM, a sensação é dever cumprido. 

André Macedo já exerceu várias funções na PMMS, como subcomandante do 8º BPM de Nova Andradina; comandante de Companhia na Cidade de Três Lagoas; chefe da Subseção de Operações da PM-2 (Diretoria de Inteligência); chefe do Setor de Inteligência do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (COMCEX).

Macedo também foi subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária; consagrou-se, ainda, como Gerente de Inteligência Penitenciária e chefe do Setor de Inteligência e Operações do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e, por último, atuava na Chefia da 3º Seção do Estado-Maior-Geral da PMMS (PM-3).