Publicado em 11/02/2020 às 14:24, Atualizado em 11/02/2020 às 16:00

Dra. Isabella detalha sala de parto humanizado do Hospital Cassems em Nova Andradina

Ginecologista e obstetra também falou sobre coleta de células-tronco e a importância do pré-natal

Acácio Gomes*, Redação Nova News
Cb image default
Médica explica que sala de parto humanizado será um ambiente diferenciado que proporcionará mais conforto à paciente - Imagem: Acácio Gomes

A médica Isabella Pereira de Souza Ranghetti, que atua na área da Ginecologia e Obstetrícia da unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), anunciou que está em construção naquela localidade uma sala de parto humanizado.

>> Clique aqui e saiba como divulgar sua empresa ou seu trabalho na internet*

Ela detalhou que o espaço será voltado ao parto vaginal humanizado, ou seja, com a atenção da equipe voltada de forma mais intensa para a paciente. “A presença de um acompanhante da escolha da paciente, o fato de não ser necessário jejum, a não realização de lavagem intestinal e de episotomia, permissão para que a mulher fique na posição em que ela se sentir mais confortável, enfim, é adotada uma série de cuidados para deixa-la mais à vontade naquele momento”, explicou.

Isabella disse ainda que na sala de parto humanizado também serão realizados exercícios com uso de instrumentos como barras, bolas de pilates bem como haverá a possibilidade de o parto ser realizado, por exemplo, na cama ou sob o chuveiro com água morna para o alívio das dores, sem a necessidade de deslocamento para o centro cirúrgico.

“O nosso objetivo é deixar a gestante mais tranquila, sem medo e sem ansiedade, fazendo com que ela não se sinta em um ambiente hospitalar para que tudo possa fluir de forma mais natural. É claro que poderão haver exceções e o médico irá avaliar cada caso, mas a intenção principal é intervir o menos possível”, pontuou.

A médica disse que o gerente da unidade local, Eliezer Branquinho, esteve recentemente no Hospital Cassems de Três Lagoas, onde a sala de parto humanizado já está em funcionamento, para conhecer o ambiente, sendo que, esta novidade, em breve, estará também à disposição das pacientes de Nova Andradina e região.

Questionada sobre a melhor opção entre parto natural ou por meio de cesariana, a ginecologista e obstetra afirma que o parto vaginal, sem dúvida, é a melhor escolha, uma vez que ele proporciona menos chances de síndrome de insuficiência respiratória e alergias na criança, além de uma recuperação bem mais rápida para a mulher. Ela frisou, no entanto, que cabe à gestante, em conjunto com seu médico, escolher o método de sua preferência.

“O parto normal prepara a criança para o nascimento. As contrações que ocorrem, de certa forma, ‘alertam’ o bebê de que a hora de vir ao mundo está chegando, há o ‘enxugamento’ dos pulmões, mudanças em sua posição e outras alterações positivas. Percebemos também que aqueles que nascem de partos naturais sofrem menos com alergias e infecções”, explicou.

Pré-natal

Aproveitando a oportunidade, Isabella Pereira de Souza Ranghetti falou também sobre a importância do pré-natal. Em suas palavras, assim que detectada a gravidez, a mulher deve estar atenta. “O acompanhamento é para que a gestação ocorra sem contratempos. São realizados exames e testes periódicos para saber se tudo está dentro da normalidade, bem como são ministradas à paciente substâncias que contribuirão para o bom andamento da gestação”, afirmou.

A ginecologista e obstetra foi além do pré-natal e recomendou que, na verdade, os cuidados comecem antes mesmo da gestação. “O ideal é que mulher, ao ter a intenção de engravidar, já se antecipe e busque atendimento, faça exames para saber se está tudo bem com sua parte ginecológica, bem como seja submetida a testes para a detecção de possíveis situações como hipertensão, diabetes e também doenças sexualmente transmissíveis”.

Ela alertou que as mulheres que estão gestantes devem adotar hábitos de vida saudáveis e evitem radicalmente o uso de bebidas alcoólicas, cigarros, drogas, bem como não façam uso da automedicação. “Essas substâncias podem ter consequências desastrosas na formação do bebê e trazer muitas complicações durante a gravidez”, afirmou, ao lembrar que a gestação deve ser um período prazeroso para a mulher e para a família e que, para isso, tais cuidados são fundamentais.

Coleta de células-tronco

No Hospital Cassems de Nova Andradina já é possível fazer a coleta de células-tronco, que são extraídas do cordão umbilical no momento do parto, seja ele natural ou por meio de cesariana. Isabella explicou que o procedimento é realizado em parceria com uma empresa que, sob encomenda da família, envia com antecedência o kit necessário para a captação do material.

“São coletadas duas bolsas do cordão umbilical, uma da parte ligada ao bebê e outra da parte ligada à placenta. O material fica armazenado na empresa pelo tempo contratado pela família. É importante esclarecer que as células-tronco são utilizadas no tratamento de cerca de 80 enfermidades, dentre elas, vários tipos de câncer e também doenças degenerativas”, explicou Isabella.

Ela ressaltou que a captação e o armazenamento do material podem beneficiar, no futuro, a criança, por ser 100% compatível com ela, bem como os pais, situação em que a compatibilidade chega a 70%. “Uma coleta é feita pelo obstetra e outra pela nossa enfermeira Kátia Ferreira de Araújo Nakamura, que possui a capacitação necessária para a realização do procedimento. A captação das células-tronco é uma opção bastante interessante”, disse.

Emoção

Cb image default
Isabella Pereira de Souza Ranghetti afirma que se sente privilegiada por ajudar a trazer novas vidas ao mundo - Imagem: Arquivo Pessoal

Por fim, Isabella falou da emoção que sente ao trazer novas vidas ao mundo. A médica, formada pela Uniderp (Anhaguera) de Campo Grande e com residência realizada na Santa Casa também da Capital do Estado, possui oito anos de atuação e já realizou inúmeros partos, mas afirma que cada um deles é uma nova emoção.

“O nascimento de uma criança é um momento muito especial. Sempre me emociono junto com a família. A vida é um dom muito precioso e precisamos cuidar bem dela. Muitas novas vidas já vieram ao mundo pelas minhas mãos e isso é algo maravilhoso para mim. Tanto como médica quanto como ser humano, me sinto privilegiada”, finalizou.

Serviço

A ginecologista e obstetra Isabella Pereira de Souza Ranghetti atende no Hospital Cassems de Nova Andradina através dos convênios e também de forma particular.

A unidade fica na Rua Walter Hubacher, 748. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672.

Hermodinâmica

Cb image default
Gerente do Hospital Cassems de Nova Andradina com a representante da empresa Endocath Serviços Médicos e Diagnósticos - Imagem: Acácio Gomes

Recentemente, o gerente do Hospital Cassems de Nova Andradina, Eliezer Branquinho, recebeu a visita de Mônica Signorin, que é gerente administrativa da Endocath Serviços Médicos e Diagnósticos, empresa que instalará, em breve, na unidade, o aparelho de hemodinâmica.

Segundo Eliezer, a partir de então, será possível realizar, em Nova Andradina, procedimentos como cateterismo, angioplastia e outros exames, evitando que pacientes precisem ser transferidos para Dourados ou até mesmo para outros estados.