Publicado em 28/01/2021 às 12:41, Atualizado em 28/01/2021 às 16:50

Erosão no Argemiro Ortega: Prefeitura rescinde contrato com empresa responsável por caixa de detenção de água

Por meio de nota, Governo Municipal detalha providências que estão sendo adotadas

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Márcio Rogério / Nova News

Uma nota encaminhada pela Prefeitura de Nova Andradina ao Nova News no início da tarde desta quinta-feira (28) informa que o Poder Executivo Municipal está rescindindo o contrato com a empresa responsável pela construção da caixa de detenção de água no Bairro Argemiro Ortega, onde um grave processo erosivo ameaça residências.

Nas últimas horas, o site noticiou que a erosão foi agravada pelas chuvas dos últimos dias e está a menos de 10 metros de atingir a primeira casa. O endereço fica a cerca de 600 metros de outro processo erosivo existente naquela região.

O Nova News esteve no local nesta quinta-feira (28) e constatou a gravidade da situação. Moradores demonstram preocupação com o avanço da erosão, que coloca em risco os imóveis construídos naquela localidade.

De forma simultânea à publicação da matéria, o Nova News manteve contato com a Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom) da Prefeitura Municipal que respondeu ao site com uma nota oficial.

No documento, o Poder Executivo informa que o contrato com a empresa contratada para a construção da caixa de detenção de água no local está sendo rescindido devido ao não cumprimento do cronograma de obras.

Também conforme a nota, no momento, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, atua na realização de serviços paliativos para conter o avanço da cratera com apoio de máquinas e de mão de obra dos servidores municipais.

O Governo Municipal comunicou a Energisa, solicitando a realocação da rede elétrica, pois alguns postes correm o risco de cair.

Conforme o documento a Defesa Civil solicitou a remoção de quatro famílias das suas residências e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social verifica a necessidade da concessão de benefícios eventuais.

PGlmcmFtZSBpZD0iX3c1eXFqZ3V1NiIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9mNHFxSkV5aXhvWT9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Vídeo: Márcio Rogério / Nova News

Leia a nota na íntegra

Nota da Prefeitura

O contrato com a empresa contratada para a construção da caixa de detenção de água no local está sendo rescindido devido ao não cumprimento do cronograma de obras.

Aliado a este fator, as chuvas intensas ocorridas nas últimas semanas causaram novos desmoronamentos, agravando a situação. Toda a região está interditada.

No momento, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, atua em duas frentes - tanto na rua Sérgio Tibúrcio como na rua Espírito Santo - na realização de serviços paliativos para conter o avanço da cratera com apoio de máquinas e de mão de obra dos servidores municipais.

Contudo, devido ao grande volume de chuvas num curto período de tempo, praticamente, todo o serviço realizado acaba sendo levado pela força das águas pluviais. Logo que houver um período maior de estiagem, as obras definitivas serão retomadas.

No âmbito administrativo, trabalha na agilização dos processos licitatórios para a compra de materiais, contratação de maquinários especializados e, posteriormente, contratação de nova empresa para a execução das obras de construção da caixa de detenção e demais serviços necessários.

O governo municipal já comunicou a Energisa, solicitando a realocação da rede elétrica, pois alguns postes correm o risco de cair.

A Defesa Civil solicitou a remoção/desocupação de 4 famílias das suas residências e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social está efetuando os levantamentos para verificar a necessidade da concessão de benefícios eventuais, como o aluguel social.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!