Publicado em 27/01/2021 às 19:00, Atualizado em 27/01/2021 às 19:39

Expectativa é de que frigorífico de Batayporã volte a operar este ano

Retomada parcial das atividades vai demandar inicialmente cerca de 500 empregos diretos

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: José Almir Portela/Nova News

Segundo matéria publicada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Batayporã, próxima de ser concluída, a reativação da planta frigorífica pela Comanche foi pauta de reunião do prefeito Germino Roz (PSDB) com os empresários Rogério e Roberto Capuci. A reforma das instalações está em fase de conclusão e a perspectiva de retomada das atividades é para este ano de 2021.

Rogério Capuci explicou que a programação inicial seria de que a ativação ocorresse em outubro do ano passado, porém, a crise econômica devido à pandemia acabou atrapalhando o processo.

Após cinco anos de fechamento com o fim das operações pelo Grupo Minerva Foods, a reabertura do frigorífico é vista com otimismo pelo prefeito Germino Roz. “Temos urgência na geração de empregos”, analisou o chefe do Poder Executivo.

Entenda o caso

Após 13 anos, a Minerva Foods desocupou, no final de 2019, a planta frigorífica existente à margem da MS-134, no município de Batayporã. A unidade, que chegou a gerar cerca de 700 empregos, estava sem produção desde julho de 2015.

Em agosto de 2015, um mês após a suspensão das atividades, um incêndio de grandes proporções atingiu a unidade, destruindo os setores de desossa, resfriamento, armazenagem e carregamento.

Embora com a produção suspensa, a Minerva Foods permaneceu como locatária do imóvel até dezembro de 2019, inclusive mantendo aproximadamente cerca de 25 funcionários no local, entre vigias, colaboradores do setor administrativo e outros trabalhadores.

Há um ano, em janeiro de 2020, o Nova News havia adiantado que, mediante a desocupação do espaço pela Minerva Foods, a Família Capuci se articulava para tocar a planta frigorífica, momento em que as obras de reconstrução e reforma haviam sido iniciadas.

Naquela oportunidade, Rogério Capuci, de fato, havia previsto o início do funcionamento para outubro de 2020, o que acabou não ocorrendo devido a vários fatores com relação à pandemia da covid-19, que gerou grave crise econômica no Brasil e afetou os prazos de entregas de equipamentos.

Agora, segundo a Família Capuci, as expectativas se concentram no início das atividades para este ano de 2021. “Se não houver imprevistos”, afirma Rogério.

A retomada parcial das atividades do frigorífico vai demandar inicialmente cerca de 500 empregos diretos, sendo que, a capacidade de abate está calculada em 1.200 bovinos por dia. (Com informações da Prefeitura Municipal de Batayporã).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!