Publicado em 13/10/2020 às 12:44, Atualizado em 13/10/2020 às 19:26

Nova Andradina – Reconstrução da ponte do anel viário deve ser iniciada

Anúncio ocorreu na manhã desta terça-feira (13)

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Ponte localizada em uma das alças do anel viário ficou danificada em dezembro de 2019 - Imagem: Márcio Rogério / Nova News

Conforme já noticiado amplamente pelo Nova News, a alça do anel viário que liga a MS-134 (saída para Batayporã) à MS-276 (saída para Ivinhema) e MS-473 (saída para Taquarussu) está interditada desde dezembro de 2019.

Naquele mês, uma forte chuva agravou um processo erosivo existente no local, causando o comprometimento da estrutura da ponte sobre o Córrego Umbaracá, que desmoronou.

Nesta terça-feira (13), após quase ano, o município anunciou que, finalmente, deu a ordem de serviço para a execução do novo projeto para a travessia. A decisão ocorreu após a conclusão da perícia que teria isentado o Poder Executivo Municipal de ser responsável pelo incidente.

Cb image default
Alça do anel viário segue interditada por quase um ano - Imagem: José Almir Portela / Arquivo / Nova News

De fato, junho deste ano, o secretário de Infraestrutura, Júlio Cesar Castro Marques, disse ao Nova News que o município havia solicitado a realização de uma perícia judicial na ponte para obtenção de um laudo oficial sobre o motivo do desmoronamento da edificação.

Diante do resultado da perícia, o município agora solicita o ressarcimento de mais de R$ 1.200.000 (um milhão e duzentos mil reais) aos cofres públicos pela empresa que executou a obra, além dos valores que serão empregados na demolição da atual estrutura.

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, emitiu, nas últimas horas, ordem de serviço para a JV Engenharia Eireli, para dar início às obras de construção da ponte sobre o Córrego Umbaracá.

O prazo para a execução dos trabalhos é de 120 dias. Se não houver intempéries, os serviços serão entregues em até 90 dias.

Desde que ocorreu a queda da ponte, o fluxo de caminhões e carretas foi desviado para a área urbana de Nova Andradina, causando transtornos a condutores e moradores e tornando o tráfego mais perigoso em trechos da Avenidas Eurico Soares de Andrade (saída para Batayporã); Avenida Ivinhema; Rua Espírito Santo e Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade (saída para Ivinhema).

Cb image default
Com anel viário interditado, trânsito na Avenida Ivinhema ficou bastante intenso - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Ponte já apresentava problemas

Em maio de 2019, o Nova News já havia produzido uma reportagem sobre danos que eram percebidos na base da ponte. Embora leigos, leitores acionaram o site para denunciarem a aparente insegurança da obra.

Na ocasião, era possível observar a ocorrência de um processo erosivo, sendo que, algumas partes concretadas, que teriam como função proteger os pilares de sustentação, acabaram se soltando, deixando as fundações da ponte expostas.

Em outubro de 2018, a ponte havia sido interditada por alguns dias para realização de manutenção. Naquela oportunidade, fortes enxurradas teriam afetado o aterro, que cedeu. Na ocasião, a empresa responsável pela obra foi notificada pela Prefeitura Municipal e os reparos executados.

Cb image default
Meses antes da queda, em maio de 2019, Nova News já havia denunciado problemas na estrutura - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

A alça do anel viário foi inaugurada em junho de 2018. A via estava interditada desde fevereiro de 2015, quando uma forte chuva destruiu o trecho. A reportagem apurou que a referida ponte foi construída pelo município através de recurso oriundo do Ministério da Integração Nacional. (Matéria editada às 15h11 de 13/10/2020 para atualização de informações).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!