Buscar

Dia das Mães: Mãe, profissional da saúde e vencedora na luta contra o coronavírus

Keity Marielle, enfermeira do Hospital Cassems de Nova Andradina, relata momentos emocionantes de sua vida

Em plena época de pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a personagem da reportagem especial do Nova News para o Dia das Mães, comemorado neste domingo (10), é Keity Marielle Alberto Rodrigues, de 30 anos.

Além de ser mãe, Keity também é profissional da saúde, fazendo parte da enfermagem do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) de Nova Andradina.

Mas não é só isso, a enfermeira é uma das pessoas que foi infectada pelo novo coronavírus, mas lutou e venceu a doença, ficando totalmente recuperada.

Cb image default
Keity com o filho Henrique - Imagem: Thiago Odeque

A moradora de Batayporã é casada com o fotógrafo Thiago Odeque, de 32 anos, e mãe do Henrique Rodrigues Odeque, de três anos e cinco meses.

Ela revelou ao Nova News que sempre teve o desejo de ser mãe e quando isso ocorreu, foi a realização de um sonho. “Ser mãe é dedicar amor incondicional ao filho. É um dom de Deus. É uma emoção que não tem explicação”, disse.

Keity afirma que, como enfermeira, há sempre o receio de trazer algo inconveniente para dentro de casa. “Nós, os profissionais de saúde, lidamos todos os dias com as mais diversas situações e sempre tomamos todas as precauções para preservar nossa família, não só agora, nesta época de pandemia, mas de forma constante”, conta ela.

A enfermeira diz que cuidados como higienização das mãos, troca de roupas ao entrar em sair do trabalho e outros cuidados são práticas rotineiras para quem atua na saúde.

Mesmo com todos os cuidados, nas palavras de Keity, ao ser diagnosticada com covid-19 no final do mês de março, ela ficou muito preocupada com o risco de transmitir a doença para o esposo e para o filho pequeno.

“É uma situação que deixa a gente em estado de choque. Fiquei isolada no quarto enquanto eles permaneciam no restante da casa. Estar sob o mesmo teto com meu filho não poder tocá-lo, abraçá-lo, beijá-lo foi uma sensação muito ruim”, desabafa.

Por outro lado, após cumprir o isolamento, receber cuidados médicos e ser considerada curada da covid-19, ela pode novamente voltar ao convívio familiar. “Foi uma sensação de cura e libertação poder estar juntinho do meu filho de novo. Receber café na cama e ouvir ele dizer que me ama”, explicou, ao agradecer as mensagens de apoio e as orações que recebeu neste período delicado.

Cb image default
Keity com o filho Henrique e com o esposo Thiago - Imagem: Arquivo da Família

Segundo a enfermeira, todos precisam ter muito cuidado nesta época de pandemia. “No momento, o melhor jeito de demonstrar seu amor por sua mãe é mantendo distância dela. Faça uma ligação, mande uma mensagem, mas evite o contato físico. Precisamos cuidar agora das pessoas que amamos para poder desfrutar da companhia delas no futuro”, alertou.

Keity disse que não poderá passar este Dia das Mães na companhia do filho e nem de sua mãe, uma vez que estará de plantão. “Não estarei com meu filho nem com aquela que me trouxe ao mundo e que amo muito, mas estarei cuidando dos filhos de outras pessoas, de outras mães e de outros pais também”.

Ela disse se solidarizar com o esposo, Thiago Odeque, que também não poderá desfrutar da companhia da mãe dele, que mora em Ilha Solteira (SP) e que, devido à pandemia, não viajará até lá para vê-la.

“Dia das Mães estarei no trabalho e meu esposo em casa com nosso filho, mas isso faz parte da vida. Amo muito ser mãe, mas também amo minha profissão. É gratificante ajudar a salvar vidas e acolher pessoas que precisam de atendimento”, disse ela, ao explicar que os profissionais da enfermagem é que têm o primeiro contato com os pacientes e que muitas vezes, com seus olhares clínicos, conseguem captar elementos fundamentais para o diagnóstico que será emitido pelo médico.

“Neste Dia das Mães, agradeço a Deus pelo dom da maternidade, pela vocação de ajudar a salvar vidas e pela força de ter vencido a covid-19. Valorizem quem vocês amam e cuidem de quem vocês amam. Neste momento, a melhor forma de demonstrar o amor é com a prevenção”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.