Buscar

10 tratamentos com a toxina botulínica além das rugas

O botox é um procedimento que pode ser usado para além da estética. A médica dermatologista, Dra. Juliana Toma, aponta como ele pode ser usado no tratamento de outros problemas.

Cb image default
Imagem divulgação: Dra. Juliana Toma - Médica Dermatologista

A aplicação da toxina botulínica, mais conhecida como botox, é um dos procedimentos estéticos mais procurados entre os brasileiros. Embora, atualmente, ele seja mais famoso por tratar rugas e linhas de expressões, seu uso vai muito além de somente isso.

A primeira vez que foi utilizado foi em 1973 para tratar um paciente com estrabismo e somente após 1988 começaram a surgir pesquisas para utilização no tratamento de rugas faciais.

Conversamos com a Dra. Juliana Toma, que é médica dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo, e a especialista explica as inúmeras finalidades da toxina botulínica. A médica ressalta a importância do procedimento não apenas na questão estética, mas também na de qualidade de vida para muitas pessoas. Confira!

1. TRATAMENTOS OFTALMOLÓGICOS: ESTRABISMO, BLEFAROESPASMO, ENTRÓPIO

Estrabismo é o desalinhamento dos olhos. Quando um dos músculos dos olhos faz mais força que o outro, um deles fica desviado, pois os músculos dessa região devem trabalhar juntos, em equilíbrio. A toxina botulínica é aplicada no músculo bom, que ficará paralisado e se igualará ao outro.

De acordo com a médica, blefaroespasmo é a contração involuntária dos músculos das pálpebras, em que a pálpebra fica tremendo ou piscando, como um espasmo muscular, podendo ocorrer até o fechamento ocular total, em que o paciente fica com o olho mais tempo fechado que aberto. “Nesses casos, a toxina botulínica é aplicada em determinados músculos para paralisá-los, e assim o paciente consegue retomar o comando de abrir e fechar os olhos”, explica.

O botox também é utilizado na oftalmologia no tratamento de doenças como o entrópio (quando as pálpebras inferiores ficam viradas para dentro).

2. SUDORESE INTENSA (TRANSPIRAÇÃO EXCESSIVA)

Quem sofre com transpiração excessiva nas axilas, mãos e pés podem utilizar a toxina botulínica como tratamento. Ela é muito eficaz nesses casos, o tratamento é realizado com injeções altamente diluídas da neurotoxina diretamente nas axilas ou nas palmas das mãos e plantas dos pés. O botox inibe um neurotransmissor que regula as glândulas sudoríparas, o que reduz a transpiração.

“Uma única aplicação pode durar até 9 meses, especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, e não há risco do suor aparecer em outra parte do corpo”, afirma a Dra. Juliana Toma.

3. ASSIMETRIA FACIAL

A toxina botulínica além de ser uma aliada em tratamentos oftalmológicos, também oferece uma grande contribuição para procedimentos odontológicos.

Um sorriso bonito não depende apenas de dentes alinhados, é necessário manter o equilíbrio de todos os tecidos, para ter simetria entre os dentes e a face. Segundo a médica, com a aplicação do botox é possível chegar em excelentes resultados para quadros que há assimetria no sorriso, por conta da desarmonia dos músculos faciais.

O procedimento é capaz de permitir a movimentação equilibrada da musculatura do rosto, tornando o sorriso harmônico e muito mais bonito.

4. BRUXISMO

Bruxismo trata-se de uma condição clínica em que os pacientes apertam ou rangem os dentes involuntariamente, o que gera problemas à saúde bucal e até dor de cabeça. A toxina botulínica é aplicada no masseter, músculo da articulação temporomandibular responsável pela mastigação, o botox inibe a hiperatividade e reduz a contração muscular.

Ao reduzir o quadro de bruxismo do paciente, é possível evitar desgastes e fraturas dos dentes, melhorar a qualidade de sono e até dores de cabeça quando a causa é o bruxismo.

5. PARALISIA FACIAL

De acordo com a Dra. Juliana, nos casos de paralisia facial, o botox é aplicado no lado não paralisado do rosto para deixá-lo menos expressivo e mais proporcional ao outro lado.

6. CONTORNO FACIAL

O botox pode ser utilizado também nos casos de hipertrofia no músculo masseter, que é uma condição onde há um aumento volumétrico excessivo na região posterior da mandíbula. Ao aplicar a toxina pode ser feito um afinamento do rosto, pois a substância impede a ação do músculo, o que torna o rosto menor e mais delicado.

7. SORRISO GENGIVAL

O sorriso gengival geralmente causa desconforto estético. Pacientes com superexposição da gengiva ao sorrir podem utilizar a toxina para tornar o sorriso mais harmônico. O procedimento consiste na aplicação da substância ao lado do nariz, pois ela permite o relaxamento do músculo do lábio superior, impedindo que ele suba e exponha muito a gengiva.

8. IMPLANTES DENTÁRIOS

No caso de implantes dentários, o botox pode ser utilizado para minimizar a força mastigatória, o que evita problemas durante a osseointegração.

9. TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS

A toxina botulínica também é utilizada para tratar acnes e rosácea. A aplicação da substância funciona como um paralisador muscular, bloqueando a passagem de acetilcolina e reduzindo a produção de sebo das glândulas sebáceas.

“Na acne, os níveis de hormônios são altos e as glândulas produzem uma grande quantidade de óleo e sebo, nesses casos o botox irá impedir o desenvolvimento da doença. Já no caso de pacientes com rosácea, a toxina botulínica diminui a vermelhidão, oleosidade e a inflamação, reduzindo o tamanho dos poros no rosto”, explica a médica.

10. ENXAQUECA

Por incrível que pareça, a toxina botulínica também pode ser utilizada para combater a enxaqueca. O tratamento da dor de cabeça depende muito da causa, por isso o ideal é consultar um neurologista, mas alguns tipos de enxaqueca podem ser minimizados com aplicações em locais específicos e os resultados podem durar até 6 meses.

Viu, quantas utilidades o botox possui? Seu uso não é somente para fins estéticos, mas para problemas de saúde também. Quando esses problemas são tratados, há uma melhora significativa na autoestima e na qualidade de vida de muitas pessoas.

Não é à toa que a aplicação da toxina botulínica é o procedimento estético não cirúrgico mais realizado no mundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.