Publicado em 14/07/2021 às 19:49, Atualizado em 20/07/2021 às 20:32

Hospital Cassems de Nova Andradina passa a realizar cirurgias ginecológicas videolaparoscópicas

Dr. Walter Cremasco Neto e Dra. Patrícia Cota Ferri detalharam a novidade

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Primeiras cirurgias ginecológicas videolaparcópicas foram realizadas no Hospital Cassems de Nova Andradina dia 03 de julho - Imagem: Mariana Lobato

Recentemente, a unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) passou a realizar cirurgias ginecológicas videolaparoscópicas, ou seja, sem a necessidade de cortes, o que torna os procedimentos minimamente invasivos - Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Os ginecologistas e obstetras Walter Cremasco Neto (CRM/MS 4260) e Patrícia Cota Ferri (CRM/MS 8956) consideram a realização dos procedimentos como um grande avanço na área da Ginecologia para Nova Andradina e região.

“Com a videolaparoscopia, não é preciso de corte - como ocorre em uma cesariana -, mas são feitos apenas pequenos orifícios, sendo um de 01 centímetro e três de 0,5 centímetro, por meio dos quais o procedimento é executado”, explica Dr. Walter.

Cb image default
Cirurgia videolaparcópica é realizada por meio de pequenos orifícios, sendo minimamente invasiva - Imagem: Mariana Lobato

Segundo ele, é possível realizar pelo método laqueadura, retirada de cisto de ovário, de miomas, de pólipos, tratamento de endometriose, remoção dos ovários e até mesmo a remoção do útero. “Não podemos generalizar. A paciente é avaliada e aí constatamos a viabilidade da cirurgia videolaparoscópica, sendo que, em alguns casos, pode ser necessária a realização dos procedimentos pelo método convencional”, pontua o médico.

Por sua vez, Dra. Patrícia aborda a questão da recuperação rápida da paciente, uma vez que, por ser minimamente invasiva, a videolaparoscopia reduz o tempo necessário para que a mulher retome suas atividades pessoais e profissionais.

“É um método mais moderno por meio do qual a recuperação ocorre de forma rápida e com mais qualidade. Enquanto em uma cirurgia convencional a paciente precisa, por exemplo, de até 60 dias de atestado, na videolaparoscopia esse tempo é reduzido para apenas duas semanas”, explica ela.

Walter e Patrícia informaram que os primeiros procedimentos videolaparoscópicos na área da Ginecologia realizados no Hospital Cassems de Nova Andradina ocorreram no início de julho, mais precisamente no dia 03, e consistiram em duas retiradas de úteros (histerectomias).

Cb image default
Ginecologistas e obstetras Walter Cremasco Neto e Patrícia Cota Ferri - Imagem: Acácio Gomes

Na ocasião, integraram a equipe, além de Walter Cremasco Neto e Patrícia Cota Ferri, os médicos de Campo Grande, Oscar Medina e Mariana Lobato, todos ginecologistas e obstetras. “Todas as vezes que forem realizadas estas cirurgias aqui no Cassems de Nova Andradina eles estarão conosco nos dando suporte”, afirma Patrícia.

Tanto na opinião de Walter quanto de Patrícia, a realização das cirurgias ginecológicas videolaparoscópicas no Hospital Cassems é um grande ganho na área da Saúde, não apenas para Nova Andradina, mas também para toda a região, tanto pela qualidade de vida, devido à rápida recuperação, quanto pela comodidade, por evitar que as pacientes precisem buscar esse tipo de atendimento em outros centros.

Os especialistas afirmam que os procedimentos podem ser realizados tanto de forma particular quanto por meio dos convênios atendidos pelo Hospital Cassems.

Cb image default
Dra. Patrícia Cota Ferri atende no Hospital Cassems, localizado na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700 e WhatsApp (67) 9 9168-5672. Para saber mais, acompanhe as redes sociais dela: Facebook e Instagram - Imagem: Acácio Gomes
Cb image default
Dr. Walter Cremasco Neto atende no Hospital Cassems e também em seu consultório, que fica na Rua Milton Modesto, 1.803, telefone (67) 3441-6729 e WhatsApp (67) 9 9965-6064. Saiba mais nas redes sociais dele: Facebook e Instagram.
Cb image default
PUBLICIDADE
Cb image default
PUBLICIDADE